Chocolate – como tudo começou

Pois então, o primeiro post do we can cook it vai tratar sobre um alimento muito delicioso e que boa parte da humanidade aprecia: o chocolate. Para começar a semana, segue aí a história sobre como o cacau foi descoberto.

Antes do chocolate ser como conhecemos hoje: em barra, derretido, transformado em bombom, trufas, granulado ou em pó, o cacau era servido em banquetes maias, olmecas e astecas como uma espécie de suco. E tinha o nome de “tchocolath”. Nessas culturas, acreditava-se que o cacau tinha origem divina. Tanto, que em seu nome científico,  “Theobroma cacao”,  significa alimento dos deuses. Este alimento era tão especial para esses povos, que a civilização maia comemorava o dia do deus do cacau: Ek Chuah. A importância do cacau era tanta, que os astecas e maias usavam a semente do fruto como moeda. Com a conquista dos espanhóis em 1502, o uso continua. Sendo que um escravo poderia ser comprado com cem sementes de cacau. No ano de 1521, o primeiro navio com cacau chega à Europa e é nessa época que é adicionado açúcar na bebida tipicamente asteca.

Entre os anos de 1600 a 1799, o chocolate quente vira sensação no continente europeu, tanto que a rainha Anna, da Áustria, vira chocólatra. Com o passar dos séculos, o cacau se transforma em manteiga, depois pó. Em seguida começa a ganhar formato sólido. E no ano de 1847 é feito o primeiro ovo de páscoa. No Brasil, foi em 1891 que a primeira fábrica de chocolates chega ao país, se instalando no Rio Grande do Sul.

Nessa semana não perca: receita de bombom de morango, benefícios do chocolate e muito mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s